PÁGINA OFICIAL DO WRC

(Para acederem à página cliquem na foto)
 

WRC - Como funciona

O 2019 WRC será composto por 14 ralis como o Chile é adicionado como uma nação organizadora. Isso significa que o campeonato será executado em um total de 16 países diferentes em todo o mundo. Pilotos, carros e equipas não apenas competem uns contra os outros, mas contra climas extremos e condições desafiadoras nas estradas. É o derradeiro desafio, com os melhores pilotos de todos os tempos, os carros mais difíceis e as melhores equipas disputando a vitória final. Mas como tudo isso funciona? Aqui está uma breve introdução para quem é novo no Campeonato Mundial de Rally.

Cada prova consiste em 15 a 25 etapas. Os pilotos competem em estradas fechadas e o objectivo é chegar do início ao fim no menor tempo possível. Cada piloto conduz o carro individualmente com o seu co-piloto - o condutor e o co-piloto são conhecidos como “tripulação”. O co-piloto é muito mais um navegador, que faz anotações e deixa o piloto saber o que está por vir na próxima curva. O melhor tempo vence a classificativa e os tempos de todas as classificativas são somados para determinar o vencedor à geral.

Shakedown

Antes das corridas começarem, há uma classificatica de apresentação - um teste de velocidade máxima antes do início oficial. Esta é a chance das equipes testarem e terem uma ideia real da natureza da rota, e as equipes podem ajustar seus carros para um óptimo desempenho nas condições vigentes. 
Este é um bônus real para os espectadores, pois eles podem ver seus favoritos a toda velocidade várias vezes antes das corridas oficiais começarem.

Ordem de Partida

As classificativas e super especiais, que podem variar de 2 km até cerca de 20 km, são conduzidos individualmente, e os principais pilotos priorizados começam em intervalos de pelo menos 2 minutos (às vezes 3 minutos). 

Na sexta-feira, o líder geral do WRC começa primeiro, e assim por diante. Nos dois últimos dias (sábado e domingo), todos os carros do WRC começam na ordem inversa de sua colocação geral do dia anterior. Então o carro em último lugar começa primeiro, e o líder vai por último. Assim, para o Rally X, é o resultado final do Rally Y (anterior) que determinará a ordem de largada na manhã de sexta-feira.

As classificativas e super especiais estão ligadas por secções de estrada não competitivas - estradas abertas onde as leis normais de estradas devem ser obedecidas. Há, no entanto, um cronograma rigoroso, com penalidades de tempo para chegadas tardias.

Rally 2

O Rally 2 é um conjunto de regulamentos que permite que um piloto que não cumpra uma classificativa entre novamente no dia seguinte. 
Isso significa que eles podem continuar na competição, mesmo que tenham perdido uma ou mais etapas. A equipe recebe uma penalidade de tempo para cada etapa perdida.

Estágio de Potência

Na fase final do rally, que é transmitida ao vivo pela TV em todo o mundo, os pontos extras do Campeonato Mundial são concedidos às cinco equipes mais rápidas, para aumentar as chances de pontuação. 
O melhor tempo na etapa final ganha 5 pontos, o segundo melhor 4 pontos, o terceiro 3 pontos, o quarto 2 pontos e o quinto 1 ponto.

Parque de Serviço

Durante o rali, a manutenção dos carros é estritamente regulada. Os mecânicos só podem trabalhar em seus veículos durante períodos programados de 15, 30 ou 45 minutos. Fora desses horários, somente o piloto e o co-piloto podem tocar, trabalhar e consertar seu carro. Durante a noite, os carros são mantidos em quarentena, conhecidos como parc fermé (parque fechado), e são inacessíveis.

Campeonato Mundial de Fabricantes

Não são apenas os pilotos que competem no WRC - há também um Campeonato Mundial de Fabricantes. Aqui, os totais de pontos de todos os pilotos na 'equipe' do fabricante são somados. Cada equipe pode entrar com três pilotos na mesma equipa do fabricante para cada prova, mas apenas os dois melhores resultados são contados.

CALENDÁRIO WRC 2019

Rallye Monte-Carlo
24 a 27 de Janeiro

 

Rally da Suécia

14 a 17 de Fevereiro

 

Rali do México
7 a 10 de Março

 

Rallye de France
28 a 31 de Março

 

Rally Argentina
25 a 28 de Abril

 

Rally Chile
9 a 12 de Maio

 

Rally de Portugal
30 Maio a 2 Junho

 

Rally Italia
13 a16 de Junho

 

Rali da Finlândia 

 1 a 4 de Agosto

 

Rallye Deutschland
22 a 25 de Agosto

 

Rali da Turquia
12 a 15 de Setembro

 

País de Gales Rally GB
3 a 6 de Outubro

 

Rally de España
24 a 27 de Outubro

 

Rali da Austrália
14 a 17 de Novembro