EMPRESAS COMERCIAIS DO CONCELHO DE COIMBRA

Para acederem à informação das empresas comerciais recomendadas pelo APILOTOS, consultem o Menú no lado esquerdo do Website, e cliquem no nome da empresa que lhes interessa visualizar.

 

Rally de Portugal 2020 com partida oficial de Coimbra

O Rally de Portugal está de volta à Região Centro e a cerimónia de partida oficial da prova será em Coimbra, no dia 21 de Maio, junto da Porta Férrea da Universidade (UC). Esta mítica etapa do Campeonato Mundial de Rally (WRC – World Rally Championship) vai para a estrada de 21 de Maio a 24 Maio e, nesta 54ª edição, vai passar por Arganil, Lousã e Góis, como no ano passado. “É uma honra receber na nossa cidade, e pela segunda vez, a cerimónia oficial de partida da prova mais importante do panorama desportivo automóvel nacional”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, realçando que “este evento fortalecerá a imagem turística, desportiva e cultural de Coimbra, cidade e região”.  

O Rally de Portugal é dos eventos desportivos nacionais que mobiliza mais público e tem maior impacto na economia portuguesa. Estima-se que esta prova movimente mais de um milhão de pessoas, que assistirão ao evento presencialmente, e que gere um retorno financeiro semelhante ao do ano passado, de 141 milhões de euros. “É útil à cidade e à região, a cada um dos municípios por onde passa directamente, mas também às zonas circunvizinhas, que vão ter o benefício justo deste empreendimento”, salientou Manuel Machado, acrescentando que este é “um grande evento, que consideramos de relevante interesse público municipal”.

A relevância do evento, a importância do seu regresso à Região – pelo retorno económico e pela visibilidade e notoriedade que ele traz – e a ambição de que continue a passar pelo Centro do país nas suas próximas edições foram pontos comuns dos discursos dos presidentes das Câmaras Municipais de Arganil, Lousã e Góis, respetivamente Luis Paulo Costa, Luis Antunes e Lurdes Castanheira. Ideias igualmente focadas pelo presidente da entidade regional Turismo Centro de Portugal. “Nós queremos ter o melhor Rally do mundo, mas queremos tê-lo por vários anos”, realçou Pedro Machado, agradecendo ao ACP pelo regresso do Rally de Portugal ao Centro do país.

Foi também com agradecimentos que o presidente da CM Coimbra conclui o seu discurso. “Deixo uma palavra de reconhecimento aos meus colegas autarcas, por termos todos tido a ousadia de entrarmos neste desafio, extensível à senhora presidente da CCDRC [Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro] e ao senhor presidente do Turismo Centro de Portugal, que ajudaram na concretização deste projecto. E ao ACP, por ter entendido a importância que este evento tem para a nossa região e para a necessidade de mostrarmos ao Mundo Coimbra e a Região Centro de Portugal”, concluiu Manuel Machado, desejando a todos “uma boa corrida”.

A organização da prova manifestou o seu entusiasmo pelo regresso do Rally ao Centro do país netsa neste ano de 2020, e apelou aos mais entusiastas para terem um comportamento exemplar, rigoroso e seguro, durante todo o evento, de forma a assegurar a continuidade do Rally de Portugal no campeonato mundial.

Programa*

Quinta-feira, 21 de Maio 2020

Shakedown - Paredes (4,60 km) 09h00 / 15h00 

Coimbra - Cerimónia de Partida 20h30