Ogier vence Rali de Monte Carlo 1ª prova do calendário 2017

Andreas Mikkelsen vence em WRC2
 

Sébastien Ogier venceu neste domingo o Rali de Monte Carlo, a primeira prova do WRC 2017, ao volante de um Ford Fiesta WRC.

O piloto francês tetracampeão do mundo mostrou que a mudança de equipa da extinta Volkswagen para a M-Sport em nada o afetou no ataque à revalidação do título.

A quarta vitória consecutiva de Ogier em Monte Carlo dá à M-Sport a estreia nos triunfos em provas do WRC. A equipa britânica perdeu a hipótese de fazer a dobradinha já neste domingo depois dos problemas mecânicos que remeteram Ott Tanak para o terceiro lugar.

Jari-Matti Latvala (também ex-VW) foi o segundo classificado em Monte Carlo no regresso da Toyota (com o Yaris) ao Mundial de Ralis.

A primeira das 13 provas do Mundial de Ralis começou com um episódio trágico devido a morte de um espectador, que levou à anulação da primeira especial.

Com os carros no terreno assistiu-se a um intensa luta entre Thierry Neuville (Hyunday i20) Ogier, com o belga a levar vantagem até bater e entregar o comando da prova ao francês.

Ogier passou a poder gerir a vantagem sobre os perseguidores a partir de sábado e ainda com mais tranquilidade neste domingo depois de os problemas mecânicos de Tanak terem garantido uma vantagem maior para o segundo lugar.

O campeão do mundo pôde levantar o pé e não precisou de forçar o andamento em qualquer uma das especiais do último dia – vencidas por Dani Sordo (Hyundai i20), Sébastien Lefbvre (Citroën DS3) e Thierry Neuville (Hyundai i20) na Power Stage. 

WRC2 sem história

Andreas Mikkelsen vence em WRC2

Andreas Mikkelsen foi sétimo da geral e venceu com grande facilidade o WRC2, só tendo alguma luta por parte dos seus adversários nas primeiras especiais. Desde aí, passou a controlar à distância, e provou que esta competição só vai servir para manter o ritmo. Esperemos que regresse rapidamente aos ‘grandes’: “Estou muito contente pela Skoda, parabéns rapazes. No carro fizemos um bom trabalho, estou contente com isso. Espero regressar a um Word Rally Car, é lá que pertenço. Não está fácil, mas estamos a tentar encontrar soluções” disse no final.

Stéphane Lefevbre terminou o Rali de Monte Carlo na nona posição, sendo este o único C3 WRC na classificação final: “foi um fim de semana difícil para nós, mas o mais importante nesta prova foi ganhar experiência com o carro.”

Thierry Neuville liderou o Rali de Monte Carlo na maioria da sua extensão, e estava a preparar-se para controlar a sua margem face a Sébastien Ogier até ao fim da prova, mas um pequeno erro de apreciação, deixando o carro escorregar um pouco mais do que a medida certa foi o suficiente para danificar a suspensão direita traseira e com isso perder muito tempo e qualquer hipótese de vencer, acabando por terminar o rali na 15ª posição: "Penso que fomos a equipa a bater este fim de semana, quero agradecer à equipa, pois construíram um carro incrível. Muito prometedor” disse Neuville no final.

Juho Hanninen terminou o Rali de Monte Carlo na 16ª posição, numa prova marcada pelo seus acidente na 5ª especial. Recomeçou em Rally 2, terminando o primeiro rali com a Toyota mostrando sempre um bom andamento: “Muita coisa positiva a tirar deste rali. A equipa fez um trabalho fantástico com o carro”, disse no final.

Classificação geral final do Rali de Monte Carlo 2017:
1. Sébastien Ogier (Ford Fiesta), 4h00:03.6s
2. Jari-Mtti Latvala (Toyota Yaris), +2m15.0s
3.Ott Tanak (Ford Fiesta), +2m57.8s
4. Dani Sordo (Hyundai i20), +3m35.8s
5. Craig Breen (Citroën DS3), +3m47.8s
6. Elfyn Evans (Ford Fiesta), +6m45s
7. Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia R5), +9m32.7s
8. Jan Kopecky (Skodia Fabia R5), + 12m58.1s
9. Stéphane Lefebvre (Citroën DS3), + 14m43.8s
10. Bryan Bouffier (ford Fiesta), + 16m09.4
(…)

Classificação do Mundial de Ralis:
1. Sébastien Ogier (Ford Fiesta), 25 pontos
2. Jari-Mtti Latvala (Toyota Yaris), 18
3.Ott Tanak (Ford Fiesta), 15
4. Dani Sordo (Hyundai i20), 13
5. Craig Breen (Citroën DS3), 10
6. Elfyn Evans (Ford Fiesta), 10
7. Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia R5), 6
8. Stéphane Lefebvre (Citroën DS3), 6
9. Thierry Neuville (Hundai i20), 5
10. Jan Kopecky (Skodia Fabia R5), 4
11. Juho Hanninen (Toyota Yaris), 3
12. Bryan Bouffier (ford Fiesta), 1

https://www.fia.com/events/world-rally-championship/season-2017/classifications-12